A história real de Vargem Grande e Vargem Pequena contada com a narrativa de quem é apaixonado por essas bandas.
Vamos contar a história real de Vargem Grande e Vargem Pequena com fatos, documentos, fotos, depoimentos, vídeos, casos, causos, lendas, vivências, etc, seguindo uma ordem cronológica, a rica história das Vargens, Grande e Pequena.
Muito já se falou sobre as Vargens, muito já se escreveu sobre a região, diversas reportagens nos mais variados meios de comunicação já foram feitas, mas nos parece que sempre faltou algo tanto mais histórico e cronológico, com detalhes precisos, quanto mais humano. Daí surgiu a ideia de pesquisar em diferentes fontes, oficiais ou não, vindo desde os primeiros registros, esses sim oficiais, como longas conversas com quem vive aqui desde muito, gente que vivenciou no seu dia a dia toda a transformação dessa área, que era predominantemente rural, até os dias de hoje.
Tudo começa no meio dos anos 1570, onde temos as Sesmarias, criadas juntamente com as Capitanias Hereditárias, que tem sua origem na Idade Média em Portugal, e são distribuição de lotes de terra a algum beneficiário, sempre em nome do Rei de Portugal. Esse sistema foi largamente utilizado no pós-descobrimento do Brasil com a intenção da colonização da Terra Nova.
Salvador Corrêa de Sá, filho de Gonçalo Corrêa e Filipa de Sá, era o então Governador-Geral do Rio de Janeiro, cargo que ocupou por duas vezes, de 1568 a 1572, e depois novamente no ano de 1578 a 1598.
Foi casado por três vezes, D. Ignez de Souza foi sua primeira esposa, D. Luiza Tibao foi sua segunda esposa e finalmente como sua terceira esposa, teve D. Victoria da Costa
Em 1579 temos um documento oficial de uma Sesmaria no Rio de Janeiro, sob o governo de Salvador Corrêa de Sá. É o início da nossa jornada.
As famílias Corrêa e Sá tiveram uma importante história no início do Império no nosso Rio de Janeiro, podemos citar alguns como Mem de Sá, Estácio de Sá, Gonçalo Corrêa,
A família Corrêa de Sá teve uma verdadeira dinastia nos tempos do Brasil Império no Rio de Janeiro, tendo por três gerações governadores de São Sebastião do Rio de janeiro.
Mais à frente aparecerão novos e importantes personagens, construções antigas, marcos históricos, profissões informadas e documentadas que já não mais existem, isso tudo fruto de muita pesquisa de campo, entrevistas, vários dias de pesquisas em sites da internet, esboços e rascunhos, e tudo para que a história seja contada.
Siga nossas redes sociais:
Instagram-> https://www.instagram.com/portal_das_vargens/
Youtube-> https://www.youtube.com/@portaldasvargens
Facebook-> https://www.facebook.com/oportaldasvargens/